top of page

É da "paz", mas pode transmitir mais doenças que o rato.

O pombo comum, cujo nome científico é Columba livia domestica, é uma ave exótica, que se originou da pomba das rochas, de origem européia, e foi introduzida no Brasil no século XVI 

 

São aves mansas, que se encontram em grande número nos centros urbanos, onde se adaptaram muito bem, devido a vários fatores, dentre eles a facilidade de encontrar alimento e abrigo. 

 

Sua imagem está associada ao símbolo da paz, religião, e amor, o que a torna distante de ser considerada uma praga. No entanto, quando em grande número num determinado local, essas aves podem causar danos à saúde e ao ambiente. 

 

Alimentação: têm preferência por grãos e sementes; entretanto, como não são exigentes, comem também restos de refeição, pão e até lixo. 

 

Reprodução: no nosso clima e em boas condições de alimentação, colocam de 1-2 ovos por ninhada e podem ter 5-6 ninhadas ao ano. O tempo de incubação dos ovos é de 17a 19 dias. 

 

Tempo de vida: nos centros urbanos, de 3 a 5 anos; em condições de vida silvestre, podem viver aproximadamente 15 anos. 

 

TRATAMENTO

 

O tratamento para controle de pombos conciste em fechar os pontos de entrada destes animais e/ou barrar através de técnicas que impeçam a sua estadia em telhados, beirais, etc, de residências ou empresas. As barreiras utilizadas são: 

 

  • Barreira fisica, impede o pouso e permanência no local; 

  • Barreira gel, produto especifico que repele o animal;

  • Barreira elétrica, eletrificação dos pontos de repouso. 

 

Pombos

 

Columba livia domestica

25 anos de Experiência comprovada!

KALEB SALADIN © 2015 por Paulo Dante. 

  • w-facebook

Afiliada á

bottom of page